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Planos de Aula

Plano 1

Conteúdo: Enrolamento à frente de pernas afastadas

Material: colchões/plintos/reuthers/bancos suecos/trampolins

 

Parte Introdutória

  • Saudação e apresentação dos conteúdos a desenvolver na aula;
  • Exemplificação do elemento gímnico tendo em vista dar aos alunos uma noção geral do mesmo.

 

Parte Preparatória

Activação Geral:

·        Corrida continua à volta do ginásio

·        Ao som de 1vez o apito o aluno deverá parar “Jogo da estátua”, quando tocar duas vezes deverá correr para trás e quando apitar três vezes deverá correr para a frente.

 

Activação específica:

1 - De cócoras e saltitando, bater com as palmas das mãos nas palmas das mãos dos colega de modo a desequilibrá-lo e derrubá-lo.

 

2 – Em posição de sentido inclinar a cabeça para trás e frente e para a esquerda e direita, alternadamente; Rodar a cabeça.

 

3 – Circundação dos pulsos e dos pés alternadamente.

 

4 – De costas um para o outro, à distancia de um passo:

  • Passar a bola agarrando-a com as duas mãos e rodando o tronco para a esquerda e para a direita fazendo o movimento de círculo;
  • O mesmo, mas a bola descreve um, oito, entre os participantes; os dois alunos rodam simultaneamente para a direita e para a esquerda.

 

5 – De pé, de pernas afastadas e de costas um para o outro, à distância de um passo. A bola é passada por cima da cabeça e , em seguida, por entre as pernas, descrevendo um circulo.

 

6 – Sentados de frente um do outro, de pernas flectidas com as mãos entre os joelhos: empurrar os joelhos para fora.

 

7 – Sentados de pernas afastadas, de frente um para o outro, com os pés apoiados nos do parceiro e de mãos dadas: inclinam-se para a frente e para trás, alternadamente.

Parte Principal

Exemplificação das diferentes progressões e referência aos aspectos fundamentais das mesmas.

 

Fundamental:

  • Tomar consciência da colocação das mãos e da nuca no solo; da elevação da bacia e do afastamento das pernas após passagem da bacia pela vertical dos ombros.
  • Tomar consciência da colocação correcta das mãos e da sua acção na parte final do movimento.
  • Facilitar a aquisição de velocidade de rotação e a realização da última parte do movimento, através da facilitação da impulsão de braços e da extensão das pernas.
  • Facilitar a impulsão de braços e a extensão das pernas.
  • Realização global do gesto num meio facilitador da aquisição de velocidade de rotação.
  • Realização global do elemento gímnico.

 

Parte Final

  • Arrumação do material;
  • Pequena conversa com os alunos acerca do decorrer da aula.

 

Plano 2

 

Conteúdos: Roda

Material: Bancos Suecos/colchões/plinto/reuther

 

Parte Inicial

  • Saudação aos alunos;
  • Breve diálogo introdutório sobre os temas a tratar na aula.

Aquecimento

Mobilização Geral: Corrida continua com skipping`s vários. (alto, médio e baixo)

Mobilização específica: De frete ao professor, mobilização de todas as articulações.

Parte Principal

  • Transposição do banco sueco com o apoio de mãos e projecção alternada de pernas;
  • Ensaio do pré-salto, utilizando o banco sueco para continuação do movimento;
  • Fazer a roda, com ajuda, passando por pino de braços, aos pares ou em grupos de três;
  • Executar a roda partindo de cima de um banco sueco, colocando as mãos sobre a cabeça do plinto e terminando o movimento no solo;
  • Executar a roda em cima de um banco sueco, para o solo;
  • Executar a roda partindo do reuther, para o solo;
  • Fazer a sequencia global da roda, seguindo uma linha desenhada no solo.

Parte Final

Reflexão com os alunos sobre o tema da aula;

Arrumação do material.

 

Plano 3

 

Unidade: Ginástica Rítmica

Conteúdos: Exercícios com bancos, espaldares e plintos

Material: 10 bancos suecos/8espaldares/3 plintos.

Objectivos Específicos: Desenvolver capacidades físicas, como equilibrio, força superior, abdominal e agilidade.  

Parte Introdutória

  • Diálogo com os alunos sobre a temática da aula.
  • Explicitação dos exercícios a desenvolver nos cinco espaços, delineados pelo ginásio.
  • A turma será dividida em cinco grupos com o mesmo número de elementos, sendo distribuído um grupo por espaço de trabalho. Todos os grupos trabalharão em todos os espaços utilizando o sistema de rotação. A rotação é feita de 3`em 3` , mediante o som do apito e sob a orientação do professor.

Parte Principal

Espaço 1

Objectivo: Treinar o Equilíbrio, agilidade e força dos membros inferiores.

Material: 5 bancos suecos

Descrição: Em corrida é pedido a cada elemento do 1.º grupo que mantenha o equilíbrio em cima do banco sueco, estando este voltado ao contrário. De seguida, ser-lhes-á pedido que alternadamente saltem sobre o banco e passem por baixo de outro, isto num esquema de quatro bancos que formam um quadrado, repetindo este esquema várias vezes durante 3´.

Espaço 2

Objectivo: Treinar a flexibilidade, força abdominal e força de membros superiores.

Material: 5 espaldares e 2 bancos suecos.

Descrição: enquanto alguns elementos deste grupo trabalharão a força abdominal e de membros superiores, deitados sobre dois bancos que estarão inclinados e apoiados em dois espaldares, os restantes treinarão a flexibilidade com a ajuda dos espaldares. Todos os elementos realizam ambos os exercícios.

Espaço 3

Objectivo: Treinar a força de membros inferiores, agilidade.

Material: 2 plintos e 1 colchão.

Descrição: Em corrida contínua será pedido a cada aluno deste grupo que salte de caixa em caixa do plinto, subindo de seguida para um plinto com altura de duas caixas e para outro com altura de quatro caixas. Por fim saltarão para o colchão com flexão de pernas.

Repetem o exercício várias vezes.

 Espaço 4

Objectivo: Treinar a agilidade e o equilíbrio.

Material: 1 plinto, 1 banco, 2 espaldares.

Descrição: Neste espaço será pedido aos alunos que passem por ttres caixas de plinto, em seguida e em corrida subirão por um banco que estará inclinado e apoiado sobre o plinto, por fim os alunos subirão um espaldar e descerão por outro. Repetem o exercício várias vezes.

Espaço 5

Objectivos: Treinar dorsais, força de membros inferiores e superiores.

Material: 3 espaldares e 1 banco

Descrição: Neste espaço os alunos juntam-se dois a dois. Numa primeira situação com a ajuda dos espaldares, um elemento sentar-se-á nos omoplatas do parceiro. Numa segunda situação, os dois alunos elevarão e baixarão a bacia tendo os pés apoiados no espaldar e os membros superiores apoiados no solo. Numa terceira situação um dos elementos deita-se de barriga  sob o banco sueco inclinado e apoiado sob o espaldar, elevará as pernas, o outro elemento fará o exercício, logo após o colega tenha terminado.

Parte final

Arrumação do Material

Retorno à calma

Diálogo com os alunos sobre a aula.